sexta-feira, 9 de maio de 2014



INFORMATIVO SOBRE SURDOCEGUEIRA E DMU
Segundo, Mcinnes (1999) as pessoas com surdocegueira subdividem - se em quatro categorias:
·         Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos
·         Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
·         Indivíduos que se tornaram surdocegos;
·         Indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver linguagem, habilidades comunicativas ou cognitivas nem base conceitual sobre a qual possam construir uma compreensão de mundo.

Já são consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que têm mais de uma deficiência associada. Esses alunos constituem um grupo que apresenta características especificas, logo com necessidades únicas.
De acordo com a leitura dos textos nota – se a importância do corpo, por meio dele o homem descobre o mundo e a si mesmo, com isso as necessidades básicas dos alunos com DMU E Surdocegueira é a constante interação com o meio.
Com isso tanto o Professor da sala comum e do AEE deve utilizar recursos que estimulem a comunicação desse alunos, tais como: Objetos de referência das atividades, Caixas de antecipação, Calendários entre outros de necessário.

Referência:
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário