INFORMATIVO SOBRE SURDOCEGUEIRA E DMU
Segundo, Mcinnes (1999) as pessoas com surdocegueira
subdividem - se em quatro categorias:
·
Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos
·
Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
·
Indivíduos que se tornaram surdocegos;
·
Indivíduos que nasceram ou adquiriram
surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver
linguagem, habilidades comunicativas ou cognitivas nem base conceitual sobre a
qual possam construir uma compreensão de mundo.
Já são consideradas pessoas com deficiência múltipla
aquelas que têm mais de uma deficiência associada. Esses alunos constituem um
grupo que apresenta características especificas, logo com necessidades únicas.
De acordo com a leitura dos textos nota – se a
importância do corpo, por meio dele o homem descobre o mundo e a si mesmo, com
isso as necessidades básicas dos alunos com DMU E Surdocegueira é a constante
interação com o meio.
Com isso tanto o Professor da sala comum e do AEE
deve utilizar recursos que estimulem a comunicação desse alunos, tais como: Objetos
de referência das atividades, Caixas de antecipação, Calendários entre outros
de necessário.
Referência:
BOSCO,
Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial
na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).
Nenhum comentário:
Postar um comentário