ATIVIDADE QUE FAVORECE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Lúdico é ensinar e
aprender se divertindo, com isso as atividades lúdicas torna – se um caminho
possível para desenvolver a aprendizagem, pois os jogos expressam a forma de
como uma criança reflete o mundo, ordena, desorganiza e reconstrói a sua
maneira. Com isso a criança com deficiência intelectual aprenderá brincando,
facilitando seu desenvolvimento nas funções psicológicas, tanto intelectuais
como nas interações com o próximo.
BINGO
- Descrição: Cartelas de papelão ou cartolina, gravuras de animais ou outras, no mesmo campo semântico, régua, caneta pelikan.
- Sugestão para aplicabilidade: o professor entrega a cartela ao aluno e marcadores, pode ser sementes ou outro objeto que sirva para marcar, o professor vai citando o nome do animal e o aluno vai identificando o nome colocando a semente em cima do nome citado.
- Aspectos de aprendizagem a serem desenvolvidos: Atenção e concentração.
Oi colega! realmente o lúdico é ensinar e aprender se divertindo, embora que o deficiente intelectual apresente atrasos em seu desenvolvimento cognitivo e motor, também necessita de atividades lúdicas no seu dia a dia. Talvez até mais do que as outras crianças, por necessitar de muito mais estímulos para desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais.
ResponderExcluirCom afirma VYGOTSKY(1998), a arte de brincar pode ajudar a criança com necessidades educativas especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Através dos jogos e brincadeiras a criança com deficiência intelectual pode desenvolver a imaginação, a confiança, a auto-estima, o auto-controle e a cooperação e facilita sua aprendizagem. Brincando o aluno aprende se divertindo e esta atividade proposta por você é simples de confeccionar e pode ser trabalhada varias disciplinas, as vezes procuramos recursos inovadores, mas temos tantas opções bem pertinho da gente, basta pesquisar, por a mão na massa e tornar nossas aulas muito mais prazerosas. Legal.
ResponderExcluirCristiane, você postou um recurso simples, porém de grande importância para o desenvolvimento das crianças com DI e enfocou bastante a arte de aprender brincando. Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância para o desenvolvimento cognitivo resultante da interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contatos. O jogo e o brincar fazem parte do ser humano em toda e qualquer idade, são fundamentais para o desenvolvimento, pois estimula construção de conhecimento através de aprendizagem significativo.
ResponderExcluirCristiane, legal esses jogos que propicia a pratica. As atividades lúdicas sensibilizam, socializam e conscientizam, destacando a importância de aplica-las nas diferentes fases da aprendizagem escolar.
ResponderExcluirCristiane sua sugestão ficou muito boa.
ResponderExcluirAbraços...