PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO
AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Cristiane Pereira Corrêa do Nascimento
Número da Turma: T29
Estado / Município Polo: Macapá -AP
Estado / Município Abrangência: Itaubal -AP
Nome da Escola: Escola Municipal J. Almeida
Estado / Município da Escola: Itaubal -AP
Data(s) da realização da pesquisa: 30 do 04 à 05 do 05 de 2013
DADOS SOBRE O MUNICÍPIO
1. Quantas salas de recursos multifuncionais
existem em seu Município?
1.( )
|
2.( )
|
3.(x)
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais que 5.(
) Quantas? _____
|
2. Este número é suficiente para atender à
demanda?
Sim (x).
Não ( ).
Quantas salas faltam? ___________
3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada
sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
|
(x)
|
|
Entre 10 e 20.
|
( )
|
|
Mais de 20.
|
( )
|
Quantos? 5
|
4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos
Multifuncionais do seu município?
·
A
formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física,
entre outras).
|
( )
|
·
A
formação do professor específica para o AEE.
|
( )
|
·
A
demanda de alunos.
|
(x)
|
·
Outros.
Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS
SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence
à:
Rede Municipal.
|
(x)
|
Rede Estadual.
|
( )
|
6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo,
responda às questões assinalando com x
na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para
cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo
ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a
partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X
a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
|
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
|
São usados nas SRM
|
Não são usados nas SRM
|
Engrossador para lápis, talheres, escova de
dentes pincéis,...
|
|
x
|
|
|
|
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
|
x
|
|
|
|
Ponteira de boca ou de cabeça
|
|
x
|
|
|
|
Tesoura mola
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
|
x
|
|
|
x
|
|
Plano inclinado
|
|
x
|
|
|
|
Jogos com diferentes materiais e tamanhos
apropriados aos alunos com deficiência física
|
x
|
|
|
x
|
|
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência
física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira
de rodas.
|
|
x
|
|
|
|
Prancha de comunicação com símbolos gráficos,
fotografias, palavras e letras.
|
|
x
|
|
|
|
Vocalizadores em vários formatos e modos de
acesso ás mensagens.
|
|
x
|
|
|
|
Software para comunicação alternativa com
símbolos gráficos
|
x
|
|
|
x
|
|
Software de Pranchas dinâmicas onde o
computador se transforma em ferramenta de voz
|
|
x
|
|
|
|
Teclados virtuais com varredura
|
|
x
|
|
|
|
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis
na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
|
|
x
|
|
|
|
Colméia de acrílico para teclado
|
|
x
|
|
|
|
Mouses de diferentes formatos e programáveis em
funções de teclas e sensibilidade
|
|
x
|
|
|
|
Dispositivo para movimentação e posicionamento
de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
|
|
x
|
|
|
|
Acionadores de diferentes formatos que
valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
|
|
x
|
|
|
|
Mouse com plug para entrada de acionador
|
|
x
|
|
|
|
Monitor de tela de toque
|
|
x
|
|
|
|
Software editor de texto com símbolos gráficos
e retorno de voz
|
|
x
|
|
|
|
Software leitor de tela
|
|
x
|
|
|
|
Software de OCR para leitura de texto impresso
|
|
x
|
|
|
|
Software para ampliação de tela
|
|
x
|
|
|
|
Reglete
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
|
x
|
|
|
|
x
|
Caderno para escrita ampliada
|
|
x
|
|
|
|
Lupa com luz, manual ou de mesa
|
x
|
|
|
x
|
|
Lupa sem luz, manual ou de mesa
|
x
|
|
|
x
|
|
Lupa eletrônica
|
x
|
|
|
|
|
Guia para assinatura
|
|
x
|
|
|
|
Máquina de escrever em Braille
|
|
x
|
|
|
|
Impressora Braille
|
|
x
|
|
|
|
Sorobã
|
|
x
|
|
|
|
Calculadora com retorno auditivo
|
|
x
|
|
|
|
Bengalas dobráveis
|
|
x
|
|
|
|
Relógio com retorno auditivo ou relevo
|
|
x
|
|
|
|
Jogos com sinalização em Braille ou relevo
|
x
|
|
|
|
x
|
Jogos com sinalizações em libras, apropriados
aos alunos com surdez
|
x
|
|
|
x
|
|
Sistema FM
|
|
x
|
|
|
|
CDs ou softwares em libras e português
|
x
|
|
|
x
|
|
Dicionário em libras
|
|
x
|
|
|
|
Softwares com banco de imagens para auxiliar o
estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
|
|
x
|
|
|
|
7. Quais são as ações da educação especial
desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode
assinalar mais de uma opção.
·
Oferece
o AEE.
|
(x)
|
·
Promove
formação continuada de professores de
AEE.
|
(x)
|
·
Promove
formação continuada de professores da sala de aula comum.
|
( )
|
·
Oportuniza
acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
|
( )
|
·
Orienta
as famílias.
|
(x)
|
·
Estabelece
parceria com outros setores na comunidade.
|
( )
|
·
Outras.
Especifique:
|
( )
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de
recursos multifuncionais:
·
Quantos são da
escola selecionada para a pesquisa? 5
·
Quantos são de
outras escolas?
9. No projeto político pedagógico da escola
selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( ). De que forma?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Não (x). Por
quê?
A escola não possui PPP.
10. Indique quais adequações físicas foram (estão
sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão
realizadas
X: Caso não identifique nenhuma
adequação
·
Construção
ou adequação de rampas.
|
(1)
|
·
Adequação
de banheiros.
|
(3)
|
·
Sinalização sonora.
|
(3)
|
·
Alargamento
de portas.
|
(3)
|
·
Sinalização
visual.
|
(3)
|
·
Sinalização
tátil.
|
(3)
|
·
Nenhuma
adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
11. Quais são as ações desenvolvidas pelo
profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
Atendimento
para os alunos no contra turno, articulação com os demais
professores do ensino regular, com as famílias, identificar as necessidades
educacionais específicas dos alunos, definir os recursos necessários e as
atividades a serem desenvolvidas de acordo com as necessidades do mesmo.
12. O AEE contribuiu para a melhoria do
desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não ( ). Por que?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Sim (x). Em
que?
O AEE contribui com o aprendizado, a
independência e autonomia do aluno.
13. Como o Professor de AEE
se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender
adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta:
Adaptação dos conteúdos, socialização de recursos
didáticos e orientação para a independência e autonomia do mesmo.
14. Qual a participação da família no AEE na
escola selecionada para a pesquisa?
Resposta:
Infelizmente a família é a que menos participa,
pois há muito desinteresse da mesma no
processo ensino aprendizado do aluno.
15. Em que período os alunos frequentam a sala de
recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·
No
período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
|
(x)
|
·
No
mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
( )
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
16.
Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa
realizada.
Considera-se que a escola e SRM precisam de
muitos recursos e adaptações para esse atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário